PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO CAMBUCÁ PARA SAÚDE


PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO CAMBUCÁ PARA SAÚDE
A qualidade média do fruto foi avaliada na UNESP de Jaboticabal, em 1997, e deu cerca de 47% de polpa, 19% de casca e 33% de sementes, tendo a polpa 8 ºBrix, 0,36% de acidez e baixo nível de vitamina C. Outras análises de frutos foram relatadas, com até 73% de polpa, vitamina C de 15 a 27 mg por 100 g de polpa em frutos maduros, com bom teor de tiamina e riboflavina, e pouco de gordura.

Análises anteriores da ESALQ-USP, de Piracicaba, deram sólidos totais de 17 a 19 ºBrix, proteína de 1,36 a 2% e baixa porcentagem de gorduras, de 0,70 a 0,80 %; boa composição de minerais, com o potássio sendo o principal, seguido por fósforo e cálcio.

Minerais – 21 mg de cálcio; 22 mg de fósforo; 0,3 mg de ferro; potássio – 28 a 34 mg.

Vitaminas – 0,03 mg de vitamina A; 0,04 mg de vitamina B1 e B2 cada uma; 12 mg de vitamina C; 0,5 mg de B3.

O cambucá tem valor medicinal. É utilizado pelos nativos e caboclos como medicamento para desordens estomacais, da garganta e diabetes, tendo sido avaliados e comprovados estes efeitos por pesquisas. Na medicina popular, folhas e sementes sob a forma de infusão são usadas em formulações homeopáticas contra a bronquite, tosse e coqueluche. Os benefícios à saúde promovidos pelos cambucazeiros são popularmente conhecidos por caiçaras dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Algumas pesquisas investigam o potencial medicinal da espécie e os resultados preliminares apontaram baixa toxicidade e eficiência na proteção do estômago contra úlceras não crônicas, quando se usa o extrato obtido das folhas. Também estão sendo avaliadas a ação contra tumores (câncer) e a atividade antioxidante (combate a radicais livres e ao envelhecimento).



RECEITAS DA ROÇA,tudo sobre a roça ,tutorial,receitas e dicas rural,Notícias sobre agricultura, Pecuária, empreendedorismo rural,
SE INSCREVAM NO MEU NOVO CANAL AKINAROÇA;
https://www.youtube.com/channel/UCBBXcyKhCYN96vW0MzIQuow

FACEBOOK; https://www.facebook.com/AKINAROCA

BLOG AKINAROÇA: https://akinaroca.blogspot.com.br/

MINHA CAIXA POSTAL; 30 CEP:88240000
SÃO JOÃO BATISTA.SC
Postar um comentário

Atalho do Facebook aki na roça